Skip to content

Eleições para Conselheiro Federal 2022

Nesta página poderá ser acompanhado todo o processo eleitoral 2022 do Crea-AL, com acesso a toda a documentação pertinente.

A Comissão Eleitoral Regional – CER tem por finalidade conduzir o processo eleitoral no âmbito da circunscrição do Crea-AL, referente à eleição de conselheiro federal, conforme os procedimentos estabelecidos em normativo específico.

No exercício de 2022, a Comissão Eleitoral Regional observará a seguinte composição, de acordo com a Decisão Plenária nº PL/AL nº 007A/2022.

TITULARES

Eng. Civil Renilda Correia de Oliveira – Coordenadora
Eng. Civ. Digerson Vieira Rocha – Coordenador-adjunto
Eng. Mec. Roberto Jorge Chave de Barros
Eng. Agr. Gilvan Fernandes Gomes
Eng. Civ. Paulo Roberto de Oliveira

SUPLENTES

1º Suplente – Eng. Civ. Bruno Talles de Oliveira Lima
2º Suplente – Eng. Civ. Fátima Bernadete Correa de Melo
3º Suplente – Eng. Minas Wenner Gláucio Amorim Pereira
4º Suplente – Eng. Agr. José Teodorico de Araújo Filho
5º Suplente – Eng. Eletric. Vagner Edielson de Araújo Paiva

O Plenário do Confea é composto por 18 (dezoito) Conselheiros Federais, representantes dos grupos profissionais e das instituições de ensino superior, eleitos nas Unidades Federativas, em forma de rodízio, e se renova anualmente pelo terço de seus membros, conforme disposto no art. 29, da Lei nº 5.194, de 1966.

Esse rodízio é disciplinado por uma Tabela de Sucessividade de Estados e Modalidades (Rosa dos Ventos), atualmente aprovada pela Decisão Plenária nº PL 2320/2019. Dessa forma, os cargos de Conselheiros Federais em disputa nas Eleições 2022 do Sistema Confea/Crea serão os seguintes:

  • Acre: representante da modalidade Industrial;
  • Alagoas: representante do grupo/modalidade Agronomia;
  • Amapá: represente da modalidade Elétrica;
  • Rio de Janeiro: representante da modalidade de Engenharia Civil;
  • Rondônia: representante da modalidade Engenharia Civil;
  • Sergipe: representante da modalidade Engenharia Elétrica;

Processo Eleitoral para Conselheiro Federal

Calendário Eleitoral

As eleições para os cargos de Conselheiro Federal e seus suplentes representantes das Modalidades e dos Grupos/Categorias, nos seguintes estados: Acre (Industrial), Alagoas (Agronomia), Amapá (Elétrica), Rio de Janeiro (Civil), Rondônia (Civil) e Sergipe (Elétrica), de acordo com a “Rosa dos ventos” aprovada pela Decisão Plenária nº PL-2320/2019, para mandato no período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2025 ocorrerá no dia 3 de novembro de 2022 (quinta-feira), de forma eletrônica, através da rede mundial de computadores, em site que será informado próximo à realização do pleito, sendo acessível que qualquer aparelho conectado à internet, como celular, notebook, ou tablet.O Calendário Eleitoral para a eleição de Conselheiros Federais de 2022 foi aprovado através da Decisão Plenária nº PL-0107/2022.

Registro de Candidatura

1. Dia 5 de agosto de 2022 (sexta-feira) será o último dia para apresentação do requerimento de registro de candidatura.

2. Os candidatos ao cargo de Conselheiro Federal representantes dos grupos profissionais e seu respectivo suplente, deverão protocolar o requerimento no respectivo Conselho Regional (sede, inspetoria ou escritório de representação), observado o horário regular de funcionamento de cada Crea.

2.1. Excepcionalmente, fica autorizada a apresentação de registro de candidatura para o cargo de Conselheiro Federal e de seu suplente, de forma digitalizada, legível, sem rasuras, em formato PDF, para o e-mail oficial da Comissão Eleitoral Regional, (cer@crea-al.org.br) no prazo improrrogável de 5 de agosto de 2022, em decorrência do cenário de pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19).