Noite de homenagens traz emoção ao Crea-AL na 5ª Semana da Engenharia

E assim foi contado mais um capítulo da Engenharia alagoana, numa especial cerimônia de homenagens realizada na noite desta sexta-feira, 10, no auditório do Crea-AL. A 5ª Semana da Engenharia promoveu mais uma edição da tradicional premiação para laurear autoridades, colaboradores, profissionais e estudantes que tanto contribuem com o desenvolvimento do Estado.

Compondo a mesa de honra ao lado da presidente do Crea-AL, engª. civil Rosa Tenório, estavam o vice-presidente do Conselho, eng. mecânico Roberto Jorge Barros; o diretor-geral da Mútua-AL, eng. civil Victor Vasconcelos; o diretor do Sinduscon, Marcos Holanda; o presidente da Seagra, Álvaro Machado; e o coordenador da Comissão do Mérito, eng. civil Neylton Lima.

A presidente Rosa abriu a solenidade destacando a felicidade em poder retomar a agenda de eventos do Conselho e pontuando o caráter acolhedor que marca esta nova gestão. “Esta é uma noite de gratidão, principalmente quando quem vos fala é a primeira presidente mulher de história do Crea-AL. Por isso, precisamos destacar essa quebra de paradigmas, a questão da equidade e da presença da mulher no mercado de trabalho. Temos hoje um novo começo, e com ele, este sentimento de mudança, de olhar para o futuro sem esquecer do passado, é por isso que estamos homenageando todos vocês esta noite”, discursou.

Premiação

A noite de homenagens começou com a entrega dos certificados aos conselheiros que encerram mandato em 2021. Na sequência, a entrega do diploma de Amigo da Engenharia foi dedicada aos vereadores por Maceió Eduardo Canuto, Dr. Cléber Costa e Galba Novaes Netto, que atuaram ativamente em prol da categoria este ano e que, em pleno evento, a presenteou com uma grande notícia: a promulgação da Lei 4.973/2000, que teve seu artigo 86 alterado na Câmara Municipal para que engenheiros de Segurança do Trabalho tenham o direto à emissão de laudos periciais de insalubridade e periculosidade dos serviços públicos municipais. Saiba mais clicando aqui.

Iniciando a premiação principal, o eng. eletricista Marcelo Beltrão Siqueira foi agraciado com a Comenda Eng. Civil Luís Abília de Sousa Neto. Seguido da Comenda Eng. Civil Luíz Gonzaga de Melo Costa, honraria entregue aos profissionais com o registro mais antigo no Crea-AL, foram agraciados, o eng. civil Daniel Farias de Almeida; o eng. eletricista Albino Pimentel de Paiva, que não pôde comparecer; o eng. mecânico Marco Antônio Gonçalves Pontes; o eng. agrônomo Justino Lúcio de Araújo; e a mulher com atual registro mais antigo, a senhora engª. civil Evangelina Vasco de Albuquerque.

Além da tradicional Comenda Eng. Agrônomo Jarbas Elias da Rosa Oiticica, hoje direcionada ao eng. agrônomo Francisco Edilson Maia da Costa, esta edição também marcou o lançamento de três novas categorias: a Comenda Eng. Civil José Sextafeira Mendonça Cavalcante, que agraciou a engª. civil Ana Catarina Pires de Azevedo Lopes; a Comenda Eng. Eletricista Marcello Guimarães Barros, que agraciou o eng. eletricista Luiz Roberto Madeiro de Melo; e a Comenda Eng. Mecânico Silvino Gonzaga Bentes, que agraciou o eng. civil Roberto César Cunha.

Já o ex-presidente do Crea-AL, o eng. agrônomo Ricardo Ramalho, e o ex-conselheiro da casa, eng. civil Isaac Rodrigues dos Santos, foram honrados com o recebimento da Comenda Eng. Civil Manoel Ferri Filho.

A Comenda Eng. Civil Hermano Cardoso Pedrosa, indicada ao professor destaque do ano, eng. civil Alberto Rostand Fernandes Lanverly de Melo, conduziu as homenagens aos alunos destaques de 2021, que receberam a Comenda Eng. Civil Antônio Mário Mafra. Foram eles: o estudante do curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Emanuel Araújo do Nascimento, e os estudantes de Engenharia Civil, Gabriel de Carvalho Freitas do Centro de Tecnologia (CTEC) da Ufal; Edvan Correia dos Santos Filho do Centro Universitário Cesmac; Evertth Kaique de Lima Silva do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que não pôde comparecer; e Fabrício Henrique Silva de Andrade do Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ).

O célebre gestor público alagoano, o eng. civil Francisco Luiz Beltrão de Azevedo Cavalcanti, foi homenageado postumamente com sua inscrição in memoriam no Livro do Mérito, pelos relevantes serviços prestados à categoria. Salete Beltrão, viúva, esteve presente para receber a honraria em momento de muita emoção. A Menção Honrosa, categoria lançada na última edição do evento para homenagear uma empresa alagoana, contemplou a Acender Engenharia Ltda, que foi representada pelos seus diretores Abdon Neto e Carlos Henrique Figueiredo.

Fechando as homenagens, uma em especial foi para um colaborador do Crea-AL, que há trinta e cinco anos desempenha suas atividades com grande dedicação: Genivaldo de Farias Matos, fiscal, agraciado com o Diploma de Funcionário do Ano.

Discurso de honra

O professor e eng. civil Rostand Lanverly representou todos os laureados e externou sua satisfação em receber tamanha honraria de seu Conselho profissional, estabelecendo o compromisso em perpetuar seu conhecimento. “Nos comprometemos, desde já, a continuar enaltecer a Engenharia, a continuar difundindo o saber, e a continuar incentivando aos jovens e todos aqueles que desejam percorrer o ensolarado e fértil caminho das ciências exatas”, declamou.

A 5ª Semana da Engenharia contou com o apoio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas, da Associação dos Profissionais de Eletroeletrônica de Alagoas (Aprel), do Clube de Engenharia de Alagoas, da Sociedade de Engenheiros Agrônomos de Alagoas (Seagra), do Sindicato dos Engenheiros de Alagoas (Senge), da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi) e do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon).