Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Noite de homenagens encerra a 6ª Semana da Engenharia de Alagoas

Noite de homenagens encerra a 6ª Semana da Engenharia de Alagoas

  • Notícias

E assim foi contado mais um capítulo da Engenharia alagoana, numa especial cerimônia de homenagens realizada na noite desta quinta-feira, 15, no auditório do Crea-AL. A 6ª Semana da Engenharia promoveu mais uma edição da tradicional premiação para laurear autoridades, colaboradores, profissionais e estudantes que tanto contribuem com o desenvolvimento do Estado.

Confira a galeria de fotos do evento clicando aqui.

Compondo a mesa de honra ao lado da presidente do Crea-AL, engª. civil Rosa Tenório, estavam o diretor-geral da Mútua-AL, eng. civil Victor Vasconcelos; o presidente do Clube de Engenharia de Alagoas (CEA), eng. civil Aloísio Ferreira; o presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon-AL), eng. civil Alfredo Brêda; a secretaria de Infraestrutura de Alagoas, eng.ª civil Maria Gevan; o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), professor Carlos Guedes; o coordenador técnico do Sindicato da Indústria do Açúcar de Alagoas (Sindaçúcar-AL) e agora conselheiro federal eleito, eng. agrônomo Cândido Carnaúba; o diretor do Centro de Tecnologia (CTEC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), professor Vladimir Caramori; e a coordenadora da Comissão do Mérito, eng.ª civil Ana Maria Lima.

A presidente Rosa abriu a solenidade dando as boas-vindas e cumprimentando a mesa de honra. “Noite especial. Muito feliz e muito honrada com a presença de todos, estamos aqui mais uma vez nesta que considero como a noite da Engenharia alagoana. É a noite em que nos abraçamos, revemos amigos e professores porque aqui é a casa da Engenharia e a casa do desenvolvimento desse estado.”, discursou.

Homenagens

A noite de homenagens começou com a entrega dos certificados aos conselheiros que encerram mandato em 2022 e que estavam presentes na cerimônia: a vice-presidente e eng.ª civil Renilda Correia, e os eng. civis Bruno Talles, José Claudino e Roberto Costa Coimbra. Na sequência, a entrega do diploma de Amigo da Engenharia foi dedicada à deputada federal por Alagoas, Tereza Nelma, e à secretaria de Infraestrutura do estado, Maria Gevan.

O professor e engenheiro civil Jacintho Gilson de Mendonça Castro Medeiros foi homenageado postumamente com sua inscrição in memoriam no Livro do Mérito pelos relevantes serviços prestados à categoria. Kristine Calheiros, sua filha, esteve presente para receber a honraria.

Comendas

Iniciando a premiação principal, o eng. civil e prefeito de Penedo, Ronaldo Pereira Lopes, foi agraciado com a Comenda Eng. Civil Luís Abílio de Sousa Neto, prêmio dedicado a engenheiros políticos que de alguma forma contribuíram para a valorização da profissão.

Seguindo com a Comenda Eng. Civil Luíz Gonzaga de Melo Costa, honraria entregue aos profissionais com o registro mais antigo no Crea-AL, foram agraciados o eng. eletricista Claudio Jorge da Rocha Cavalvanti; o eng. agrônomo José Ailton de Lucena Silva; e o o eng. civil Gilson Barbosa Athayde. Também receberam o eng. mecânico Geraldo Patury Accioly Filho e a eng.ª civil Rita Silva de Almeida, mas não puderam comparecer ao evento.

Para premiar os indicados pelas câmaras especializadas do Crea-AL, na sequência veio a Comenda Eng. Jarbas Oiticica, que foi entregue ao eng. agrônomo Geraldo Veríssimo de Souza Barbosa; a Comenda Eng. Marcello Guimarães, entregue ao eng. eletricista Talmer Silvestre da Syveira Guimarães; e a Comenda Eng. Silvino Bentes, entregue ao eng. de minas Fernando José da Costa Bispo. A Comenda Eng. Alberto Sextafeira foi dedicada ao eng. civil Marcos Fernando Carneiro Carnaúba, mas não pôde estar presente.

Já o ex-presidente do Crea-AL, eng. civil Vinícius Furtado Maia Nobre, e o ex-conselheiro da casa, eng. civil Wilde Clécio Falcão de Alencar, foram honrados com o recebimento da Comenda Eng. Civil Manoel Ferri Filho. Na oportunidade, Vinícius foi representado pelo seu neto João Paulo.

A Comenda Eng. Civil Hermano Cardoso Pedrosa, indicada ao professor destaque do ano, foi entregue ao eng. civil José Peixoto dos Santos. Já para prestigiar os alunos destaques de 2022, foi entregue a Comenda Eng. Civil Antônio Mário Mafra aos estudantes: Maria Gabriela Monteiro de Carvalho Andrade, do curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Ufal; Luiz Elias da Silva Filho, do curso de Engenharia Civil do Ctec da Ufal; Rebeca Nogueira dos Santos, do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Cesmac; Bergson Afonso Mendes de Albuquerque, do curso de Engenharia Civil do Ifal; e Emille Cristine de Castro Lins, do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Maio Pontes Jucá (UMJ).

Premiando os empresários do ano, foi entregue a Comenda Eng. Beroaldo Maia Gomes ao eng. civil Virgílio Vilar Brasileiro, e a placa de Menção Honrosa aos representantes da empresa Telesil Engenharia Limitada, os diretores Alfredo Brêda e Osman Ramires Neto.

Fechando as homenagens, uma em especial foi para uma colaboradora do Crea-AL que há 36 anos desempenha suas atividades com grande dedicação: Cisneide Ferreira Vilela Borges, assistente administrativa, agraciada com o Diploma de Colaboradora do Ano.

Discurso de honra

Para o discurso final, o já homenageado ex-conselheiro da casa, eng. civil Clécio Falcão, representou todos os laureados e recapitulou a história da Engenharia alagoana, também estabelecendo algumas diretrizes éticas e morais para a profissão e seu desenvolvimento. “Cabe a nós profissionais, além de execermos nossa atividade principal, também seguir o dever de nos envolvermos em causas sociais e dar o nosso melhor possível para o alcance de uma maior justiça e equilíbrio, a fim de vivermos numa sociedade mais harmônica e com melhores condições de vida”, declamou.

A 6ª Semana da Engenharia contou com o apoio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas, da Associação dos Profissionais de Eletroeletrônica de Alagoas (Aprel), do Clube de Engenharia de Alagoas, da Sociedade de Engenheiros Agrônomos de Alagoas (Seagra), do Sindicato dos Engenheiros de Alagoas (Senge), da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi) e do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon).